Irrigação Inteligente
A irrigação é uma técnica milenar que permitiu ao homem se adaptar às condições adversas da natureza e cultivar em regiões onde não se podia contar apenas com as chuvas.
Irrigação inteligente é a arte de aplicar à técnica de irrigação considerando as ferramentas de gestão atualmente disponíveis. Com baixo impacto ambiental e de maneira muito mais eficiente, impulsiona a rentabilidade da atividade.
O gerenciamento inteligente do manejo da irrigação determina com muito mais precisão o volume e o período em que se deve irrigar. Também deve-se levar em consideração a adubação, o controle fitossanitário, e os aspectos climatológicos e econômicos. Por meio da água de irrigação, técnicas específicas de adubação, como a fertirrigação, e de controle fitossanitário como a quimigação, são utilizadas com amplo sucesso. A irrigação por aspersão pode, ainda, auxiliar no controle de geadas e na umidade relativa do ar, contribuindo para um melhor microclima em determinadas culturas.
Para auxiliar o gerenciamento, estão disponíveis várias técnicas e instrumentos cada vez mais modernos, como sensores de cápsula porosa e de capacitância (medem a umidade do solo e a velocidade com que essa umidade é extraída) e estações meteorológicas (estimam a evapotranspiração e acompanham em tempo real as condições do clima local).
O manejo ou monitoramento da irrigação pode ser realizado por meio de planta, solo, clima, ou pela associação de todos esses itens, sendo diferenciados nos estágios fenológicos da cultura de acordo com a maior ou a menor sensibilidade ao estresse hídrico e seu efeito na produção.
Esses importantes dados que auxiliam na tomada de decisão ficam disponíveis em tempo real, permitindo o controle a distância de um ou de vários equipamentos com toda a segurança possível.
Automação do pivô
Com o painel xxxx, é possível controlar seus pivôs de onde estiver, diretamente do seu computador, celular ou tablet. Os principais benefícios são:
-
Economia de água e energia, devido ao controle e à programação de início de operação;
-
Segurança e confiabilidade da operação do sistema;
-
Fácil utilização em plataforma amigável via PC e smartphone.
Estações meteorológicas
As estações meteorológicas IMETOS® são aparelhos universais de até 80 sensores que podem ser equipados de acordo com as suas necessidades e permitem acesso dados em tempo real por meio da internet. Além de terem software que auxilia no monitoramento de doenças, fazem o controle de:
-
Precipitação;
-
Umidade do solo;
-
Velocidade e direção do vento;
-
Pressão atmosférica;
-
Umidade e temperatura do ar.